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Resumo do Curso

  • Objetivo: Formar professores para exercer funções de magistério na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal de educação profissional, na área de serviços e apoio escolar ou em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, com habilidades e competências para atender às necessidades das instituições de ensino municipais, estaduais, federais, particulares e outros ambientes não-escolares.

  • Modalidade: Licenciatura
  • Regime: Anual
  • Carga Horária: 3548 horas
  • Créditos: 216 créditos
  • Turno: Diurno e Noturno
  • Duração do Curso: 8 semestres
  • Disponibilidade de Vagas: 200 vagas anuais
  • Coordenação: Profª. Eliane Pereira de Moura
    • E-mail: coord.pedagogia@cesuca.edu.br
  • Horários de Atendimento:
    • Manhãs: Terças-feiras: das 8he30min às 11he45min
    • Tardes: de Terças a Sextas-feiras: das 14h às 17he30min
    • Noites: de Terças a quintas-feiras: das 18he30min às 22he30min

Perfil do Egresso

O Curso de Pedagogia da Faculdade Inedi-CESUCA pretende que, ao final do curso, o acadêmico seja capaz de:

  • a) Intervir de forma adequada junto ao público da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, realizando interlocuções teóricas e práticas pertinentes ao desenvolvimento dos sujeitos em questão;
  • b) Educar e zelar pelos educandos contribuindo para o seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social;
  • c) Gerir processos educativos em espaços escolares e não-escolares, tendo em vista a organização e funcionamento desses sistemas;
  • d) Elaborar e colocar em execução projetos educacionais e de pesquisa;
  • e) Formular suas ideias com clareza e defendê-las com conhecimento, racionalidade, lógica e tenacidade, sem perder a abertura a novas ideias;
  • f) Entender, analisar, avaliar e acompanhar as questões educacionais, e ainda, quando solicitado, se pronunciar sobre tais assuntos;
  • g) Ter uma visão cultural diante da globalização. Para tanto, é fundamental ter a capacidade de manter-se atualizado, ter consciência pela profissão, senso de oportunidade, compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, utilização de dados estatísticos e políticos, uso das tecnologias da informação e comunicação, capacidade de cooperação, realização e integração profissional;
  • h) Promover práticas educativas com competência, considerando as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do contexto social e prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular;
  • i) Relacionar os conteúdos básicos das áreas e disciplinas de conhecimento com: a) os fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade; b) os fatos significativos da vida pessoal, socioafetivos e profissional dos alunos;
  • j) Desenvolver um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos baseados em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética e multiculturalidade;
  • l) Acolher a diversidade: ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, assim como aspectos interculturais advindos do povo indígena e dos quilombolas.